Fundada em 19 de Abril de 1991 começou por prestar apoio à população através da Assistência Médica aos associados com consultas de Clínica Geral.
No ano de 2004 iniciou a prestação de serviços à população idosa, através da celebração de acordos de cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, com as respostas sociais Serviço de Apoio Domiciliário (20 utentes) e Centro de Convívio (25 utentes).
No ano de 2006 alargou os seus serviços à população idosa com a resposta social Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), através do seu Equipamento “Lar de Santa Barbara” contando com uma capacidade total de 22 utentes.
No mês de Julho do ano 2023 deu início a empreitada “Ampliação do Lar de Santa Bárbara” para alargamento da capacidade de ERPI para mais 27 lugares.
Dinamiza desde Novembro de 2018 atividades de agroturismo, por parceria com privados na sua Quinta da Costeira, na freguesia de Fornos – Castelo de Paiva
Missão
A Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pedorido (ARPIP), Instituição Particular de Solidariedade Social, tem como missão prestar serviços de apoio social aos idosos, crianças e população em geral.
Visão
A ARPIP pretende ser reconhecida na Comunidade como uma Instituição de apoio social que se distinga pela elevada qualidade nos seus serviços.
Valores
O compromisso principal da ARPIP é, com a defesa dos direitos das crianças e das pessoas idosas, numa acção institucional articulada e integrada garantir ao indivíduo, na prestação dos cuidados, o respeito, a dignidade reconhecendo-lhe o direito à plena cidadania.
Estratégia
- Adequar o seu Modelo Organizacional de forma contínua e progressiva às necessidades dos Clientes.
- Promover satisfação dos Clientes.
- Implementar o Sistema de Gestão da Qualidade.
- Promover a Qualidade no serviço prestado.
Política da qualidade
- Adequar o seu Modelo Organizacional de forma contínua e progressiva às necessidades dos Clientes.
- Promover satisfação dos Clientes.
- Implementar o Sistema de Gestão da Qualidade.
- Promover a Qualidade no serviço prestado.
A Instituição tem como objectivo global contribuir para a promoção da qualidade de vida da sua população-alvo, quer ao nível da colmatação de necessidades dos indivíduos, quer ao nível da procura de respostas para os problemas sociais existentes na freguesia. Para tal, dinamiza parcerias activas com outras Instituições e Serviços Públicos, com o propósito de dar expressão ao dever de solidariedade e de justiça social.
Emitida pela Direcção da ARPIP, à luz da legislação em vigor, a Política da Qualidade pretende melhorar continuamente a eficácia dos serviços prestados, visando assim a satisfação dos Clientes da Instituição e/ou da Comunidade em Geral.
Os princípios orientadores desta política assentam em:
- Dinamizar um serviço social de qualidade;
- Promover a satisfação dos clientes;
- Melhorar contínua e progressivamente o funcionamento da Instituição.